14 de fevereiro de 2008

Baixando Vídeos do Youtube

Desde que eu assumi o lado "Mac-User", tenho me perguntado como eu faria para continuar baixando vídeos do Youtube, e outros sites do gênero. Essa dúvida tem me perseguido a tempos... todos sabemos que a qualidade dos vídeos do YouTube não é lá essa maravilha, na maioria das vezes nem compensa o tempo do download do vídeo, mas alguns vídeos são bacanas e por isso merecem ser baixados e preservados no HD. :)

Depois de algum tempo pesquisando no Google (http://www.google.com/mac) encontrei várias formas, e descrevo aqui a mais simples....
Mãos a Obra!

1. Utilizando o Safari, vamos até o vídeo que desejamos baixar, neste exemplo vou utilizar o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=N-2C2gb6ws8 ;

2. Clique no menu "Janela" , e selecione a opção "Atividade" , como mostra a figura abaixo:
 
3. Feito isso, aparecerá a janela "Atividade" note que existe uma relação de URLs e Tamanhos (na maioria das vezes em kilobytes (KB) ) para cada site que estiver aberto naquele momento pelo Safari. Procure pelo item com o nome título do Youtube e verifique sua seqüência de arquivos, nessa seqüência, procure por um arquivo, normalmente com tamanho em megabytes (MB) que - na URL - tenha algo relacionado com "get_video", conforme a figura abaixo:
 
4. Dê 2 cliques neste item, e o download do arquivo deve começar. O Safari por padrão salva os arquivos na Mesa, assim que o download terminar procure na Mesa o arquivo "get_video" e o renomeie com um nome qualquer, adicionando a extensão FLV, como por exemplo, "OSX x Vista.flv", feito isso, você precisará de um Player que reproduza arquivos FLV, eu recomendo o VLC (http://www.videolan.org/vlc/download-macosx.html) , não sei se esse é o único player para esse formato (e outros como DivX, xVid, etc.) para o Mac, sempre me indicaram esse, em diversos fóruns, e eu o utilizo no meu G4, sem qualquer problema ou dificuldade.

Pronto, agora você pode baixar e colecionar vídeos do Youtube no seu Mac e assisti-los quando quiser, e arrisco-me a dizer que com um pouco de criatividade, essa dica se torna válida não só para o Youtube, mas como pra qualquer outro site que disponibilize vídeos no formato FLV! :)


3 comentários:

Tata disse...

Nossa,é bem mais simples pelo Safari!

Aqui eu usava o Free Downloader,mas o youtube já bloqueou,estou procurando outro programinha!
Quanto aos arquivos,eles vinham em FLV mesmo,mas eu uso o Tubehunter pra converter os arquivos pra mpeg ou qualquer outra extensão! Tubehunter eu recomendo :)

;***

Francisco E. disse...

A Apple tem uma versão beta do Safari pra Windows, eu creio que essa versão tenha esse recurso também, voce pode obtê-la em http://www.apple.com/safari/download/ pra testar e postar seu feedback pra gente aqui! =D

Micael disse...

Fica a dica do Perian também, pra poder assistir videos FLV no QuickTime: www.perian.org